Sustentabilidade – HStern

SUSTENTABILIDADE


Embora não atue diretamente no ramo de extração e mineração, a HStern é consciente de sua responsabilidade em relação à sustentabilidade do meio ambiente e assegura aos seus clientes que os metais e gemas preciosos utilizados na confecção de suas joias provêm de fornecedores de excelente reputação, que trabalham segundo as regulamentações de correta extração das matérias-primas da Natureza.

Os diamantes, por exemplo, são adquiridos exclusivamente de empresas certificadas pelo RJC (Responsible Jewellery Council) e seguem o Processo de Certificação de Diamantes Kimberley. Estabelecido em 2002, o Processo Kimberley é uma iniciativa governamental, da indústria internacional de diamantes e da sociedade civil, apoiada pelas Nações Unidas, que tem por objetivo conter o fluxo internacional de diamantes proveniente de "zonas de conflito”. O Processo impõe extensas exigências aos participantes para certificar que os envios de diamantes brutos não contenham pedras extraídas de zonas de conflito, particularmente na África central e oriental, em países como Angola, Costa do Marfim, República Democrática do Congo e Serra Leoa.

Para o suprimento de esmeraldas, contamos com parceria de longa data com o respeitado Grupo Belmont, estabelecido em Minas Gerais há décadas como referência em questões de exploração sustentável em toda a cadeia, da mina ao mercado internacional.

Em relação ao ouro, desde 1975, através da realização do Trunk Show, a HStern aceita o ouro de joias usadas de clientes como parte de pagamento de novas compras, promovendo a reciclagem do ouro. O metal é reprocessado e aproveitado na confecção de novas joias, reduzindo a necessidade de extração do minério. Além disso, seus fornecedores são empresas internacionalmente certificadas, que atuam segundo os mais elevados padrões de conformidade, como o grupo Umicore, membro do RJC (Responsible Jewellery Council).

Compromissos de Sustentabilidade HStern:

  • - Garantir o cumprimento das leis vigentes.
  • - Trabalhar para reduzir os impactos negativos de nossa operação.
  • - Usar de maneira responsável os recursos naturais.
  • - Contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
  • - Comunicar nossos princípios a todos os fornecedores, aliados, parceiros de negócio e todas as partes interessadas.

RESPONSABILIDADE

Tendo o Respeito e a Ética entre seus princípios e valores, a Responsabilidade Social norteia as ações da HStern nas mais diversas frentes. Desde o cuidado e conscientização de seu público interno, passando pela criação de joias ou realização de eventos com papel social, veja algumas das iniciativas realizadas com parceiros que atuam em prol da comunidade.

ASSOCIAÇÃO SAÚDE CRIANÇA RENASCER - Com a criação e comercialização dos berloques Chiquinha e Chiquinho (representando o mascote da ONG), a HStern destina renda à instituição, que promove a continuação do tratamento médico de crianças que passaram por internação hospitalar, provendo alimentação, assistência psicológica, cursos e até melhorias na moradia para garantir a saúde da família.

UNESCO - Em 2016, quando a cidade do Rio de Janeiro sediou as Olimpíadas e Paralimpíadas, a HStern celebrou o espírito olímpico desenvolvendo as joias Pomba da Paz, em parceria com a UNESCO no Brasil (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, destinando renda para a ONG Spetaculu, escola que oferece formação e inserção profissional na indústria do entretenimento para jovens de 17 a 21 anos da rede pública de ensino e moradores de áreas de vulnerabilidade social da região metropolitana do Rio de Janeiro.

PROJETO TAMAR - Um pendente de ouro amarelo, em forma de tartaruga, foi criado em 2007 especialmente para beneficiar o projeto Tamar em suas atividades voltadas à preservação das tartarugas marinhas do Brasil.

INSTITUTO AYRTON SENNA - Para contribuir com o Instituto Ayrton Sena, que trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação, criamos uma coleção exclusiva chamada Atitude Senna. Parte do valor da venda das joias foi destinada às ações sociais da Instituição.

INSTITUTO ARAPOTY - Em 2004, durante o período de lançamento da coleção de joias Purãngaw, inspirada na beleza da arte indígena, a HStern reverteu parte da renda arrecadada ao Instituto Arapoty, que tem por missão a disseminação da cultura indígena e o resgate da auto-estima destes povos.

ORIENTAVIDA – a ONG mantém projetos de capacitação e apoio psicossocial para mulheres da região do Vale do Paraíba (SP), incentivando a atividade de cerca de 300 artesãs. Em 2013, a HStern e a luxuosa marca de tecidos inglesa, Liberty, se uniram para a criação da pulseira With Love, produzida pelas artesãs da OrientaVida combinado berloque de ouro a tiras de tecido Liberty. Desde então, HStern e OrientaVida se unem frequentemente para a criação de gifts personalizados cuja produção gera renda e trabalho às mulheres capacitadas pela ONG.

INTERNACIONAL – Ao longo de anos, a HStern vem colaborando com ações de arrecadação de fundos para causas importantes de renomadas instituições globais como Delete Blood Cancer, Brazil Child Health, World Nurture Foundation, Brazil Foundation, Worldfund, Smile Train, entre outras.

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL:

Com o objetivo de incentivar a inserção de jovens brasileiros no mercado formal de trabalho, periodicamente a HStern estabelece parcerias com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio) e com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para a realização de cursos de qualificação profissional. Com esta iniciativa, a empresa já proporcionou a formação de dezenas de jovens nas modalidades Aprendiz em Procedimentos Organizacionais e Aprendiz em Ourivesaria. O curso conta com aulas teóricas nas entidades educacionais e práticas, na HStern.